Festival de Quadrilhas e shows musicais farão o encerramento do “Junho Cultural” em Camocim

Festival de Quadrilhas e shows musicais farão o encerramento do “Junho Cultural” em Camocim

Durante três noites, a cidade de Camocim  se transformará numa verdadeira cidade junina, com muita dança e o colorido dos 14 grupos que disputarão o XXIX Festival de Quadrilhas Juninas, encerrando assim o Junho Cultural.

O evento, promovido pela Prefeitura de Camocim através da Secretaria Municipal da Cultura (SECULT) com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria Municipal da Saúde, Vigilância Sanitária, Associação dos Barraqueiros de Camocim e da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos, que ficará responsável pela limpeza do local, durante e após as apresentações, acontecerá na Praça do Ódus nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho.

Festa Junina

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, é na região nordeste as festas juninas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: Antônio de Pádua, Pedro Apóstolo e João Batista.

Festival de Quadrinhas

Atualmente a quadrilha é o ponto alto das festas juninas brasileiras. Ocorrem, principalmente, em escolas, empresas, clubes, associações culturais e Administrações Públicas.

A temática mais comum nas quadrilhas atuais é a do casamento à moda antiga das áreas interioranas do Brasil. Com um tom cheio de comédia e marcado por exageros, o noivo é praticamente obrigado a casar com a noiva, sob a pressão do pai dela e do delegado da cidade.

O XXIX Festival de Quadrilhas de Camocim tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das mais populares manifestações culturais do município: A quadrilha junina.

O Festival iniciará suas apresentações dia 30, com o Grupo Teatral “Os TeArteiros”. Em seguida, as quadrilhas se apresentarão e encerrando a noite, os shows musicais de Bruno e Marrone e Felipão. Nos demais dias, as atrações  ficarão por conta de Lagosta Bronzeada, Forró Real, Taty Girl e Avine Vinny.

A Secretária Amanda Coelho (SECULT) afirma que durante os três dias, as famílias camocinenses e visitantes, terão apoio na segurança e infraestrutura: “Este ano, o nosso Festival de Quadrilhas, promoverá às pessoas da cidade e de outras localidades, diversão e muita alegria. Para que isso possa ser o diferencial do evento, a Prefeitura estará disponibilizando uma Unidade Móvel de Saúde e banheiros químicos. Também contaremos com o apoio dos Agentes de Trânsito assim como da Guarda Municipal, além do apoio da Polícia Militar do Estado”, destacou Amanda Coelho, enfatizando também a geração de renda para os trabalhadores das barracas de comidas típicas que estarão em torno das dependências da Praça do Ódus, além de toda a cadeia econômica envolvida no turismo e eventos.

 

Programação Oficial*:

30 de junho (Sexta – Feira)

18:30h – Apresentação do Grupo de Teatro “Os TearArteiros”

19:00h –  Apresentação especial da quadrilha “ Arraiá Coração Junino – CRAS”

*Sujeita a alterações

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

 

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.